A importância do servico social no campo da saúde mental do caps i
Mendonca, Patrícia Sueli Silva patriciasueli123@yahoo.com.br
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa (UNISAV), para a obtenção do Título de Pós-Graduação em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase em: Saúde, Assistência Social, Educação/Terceiro Setor e Poder Judiciário
Orientadora: Profª. Waleska Ribeiro Neves (Assistente Social e Especialista em Saúde Pública)
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância e a prática do Serviço Social no campo da Saúde Mental, junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município Lavras /MG. O trabalho apresenta um breve histórico do primeiro CAPS e seu objetivo, com destaque na Reforma Psiquiátrica no Brasil. Aborda o processo saúde/doença mental em que a qualidade e o modo de vida estão vinculados ao conceito de saúde e exercício de cidadania. Posteriormente, enfatizando a contribuição do Assistente Social junto aos pacientes ou usuários, com transtorno mental, contribuindo para a efetivação de tratamentos dignos para esses pacientes, como sujeito de direitos.
Palavras Chave: CAPS I – Saúde Mental – Serviço Social
INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão que vem se afirmando como uma “especialização do trabalho” inscrita na divisão sócio técnica do trabalho.
Os assistentes sociais têm como objeto de trabalho as diversas manifestações da questão social. Portanto, ampliam-se as demandas sociocupacionais para este profissional.
O Centro de Atenção Psicossocial( CAPS I) é um desses espaços de atuação e foi criado como um dispositivo estratégico de serviço substitutivo aos Hospitais Psiquiátricos, que surgiu à partir da Lei Federal 10.216/2001.
O CAPS procura inovar um conceito complexo que tem como cultura, que a pessoa portadora de transtornos mentais ainda