ATPS PRONTA POLITICA DE ATENCAO
POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO
Aline Jardim Ribeiro RA: 5731179016
Eder Luis D. Flores RA: 5569141846
Carla Lisiane C. França RA: 6366102859
Valeria Da Silva Vasconcelos RA: 5531113153
Profa. : Maria Edilene Xavier R. Garcia
Tutor Distancia: Josi da Costa Greffe
Tutora Presencial: Katia Neri
PORTO ALEGRE
2014
Introdução
O Serviço Social possui um diverso campo de atuação, sendo possível atuar diversas políticas públicas; sendo assim o profissional deste campo deve estar preparado, para ser utilizados como possíveis instrumentos de mudança social. Para a elaboração do trabalho a seguir , foi escolhido a questão social sobre, Crianças e Adolescente em situação de rua. Baseamo-nos no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz: Que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos seus direitos referentes à vida dentre outros.
Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
O numero de crianças e adolescentes vivendo em situação de rua, onde se encontram em total abandono, exploração e perigo, fazendo da rua a sua família e seu contexto social.
São vários os motivos pelo qual levam crianças e adolescentes a viver sem qualquer amparo como a desestruturação familiar, a falta de investimento estatal em políticas socioeducativas, o abandono, o falecimento dos pais, o abuso, fome, dentre outros.
Este é um problema social, que muitas vezes são negligenciados pela população e estado. As famílias tem a obrigação de zelar pelos seus entes, que ainda estão em formação que não se desenvolveram