ATPS Professor Adilson Segunda Feira
1 INTRODUÇÃO
Não é segredo que o seu computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar aonde está – e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.
Você sabia que no início da década de 1950 já existiam computadores? Logicamente eles não se pareciam nem um pouco com o que temos hoje, mas já realizavam alguns cálculos complexos.
2
2 DESENVOLVIMENTO
A evolução dos computadores desde as máquinas gigantescas até a evolução dos computadores pessoais, com múltiplos processadores e cada vez menores e de maior eficiência e praticidade. A história dessa evolução passando dos computadores valvulados até a 5° geração e a importância de empresa que ajudaram nesse crescimento e evolução para a tecnologia.
2.1 Do ENIAC ao Ultrabook: você conhece a história dos computadores pessoais? As primeiras aparições do que poderia ser chamado de "computador pessoal" vieram na década de 1940. Naquela época, os computadores eram máquinas gigantescas que necessitavam de espaços amplos e provavelmente esquentavam a um ponto quase incendiário. De lá para cá, obviamente, a tecnologia foi evoluindo, miniaturizando-se. Se antigamente os processadores de um núcleo eram monstruosos chips de controle, hoje temos chipsets milhares de vezes mais poderosos que
cabem
na
ponta
do
seu
dedo.
A Intel, possivelmente a empresa de tecnologia mais lembrada quando os assuntos
"processador" e "miniaturização" vêm em mente, está anunciando desde maio, com a
Computex, em Taipei, Tailândia, os chamados Ultrabooks - segundo a própria empresa, o equivalente "PC" ao Macbook Air da Apple. São máquinas muito mais finas em espessura, mas com desempenho superior, inicialização acelerada e, diz a
Intel, 5 horas ininterruptas de duração de bateria (você pode saber mais do motivo dos Ultrabooks
estarem