atps processos gerenciais etapa 03 e 04
Melhor tipo de liderança
Liderança inovadora - Inovar não é mais uma opção para o empresário, e sim uma necessidade. As empresas não competem mais apenas com os preços, elas precisam apresentar ao cliente um diferencial, seja no produto ou nos processos.
Qualquer iniciativa começa pela direção da empresa. Sem o estímulo e o exemplo do líder, dificilmente se cria um ambiente propício para a inovação. O papel do líder como patrocinador e apoiador do processo de inovação é essencial para a mobilização de recursos, direcionamento e motivação da equipe.
Inovar é arriscado. Qualquer mudança na empresa deve ser mensurada para saber se está tendo sucesso ou não. Para isso é necessário estabelecer indicadores, sendo que eles não precisam ser complexos. Se o empreendedor constatar que o desempenho está muito distante do que planejou, deve paralisar a ação e repensá-la.
Estratégias motivacionais
Incentivar a criatividade – É preciso estimular a busca e transformação de boas ideias em oportunidades de negócio viáveis. Isso pode ser realizado de maneira formalizada (com a utilização de métodos e técnicas) ou de maneira informal, mas sempre com a participação ativa de todos os colaboradores. Alguns fatores-chave para estimular a criatividade são: não há uma solução única para um problema; novas ideias podem ser exploradas; é válido questionar as verdades absolutas; e não se deve inibir ideias aparentemente ruins.
Reconhecer o esforço pessoal e da equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de mensuração. As recompensas podem ser financeiras ou não, por exemplo, presentes, placas, troféus, folgas, comunicações públicas. É fundamental que as recompensas estejam atreladas à criação de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.
Investir na equipe não pode e nem deve ser considerado um custo, mas sim investimento para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos