Atps Processos Adm
Passo 1
Em meados do século XVI a quantidade gerada de informações no mundo caberia em 200 livros, hoje essa quantidade total cabe em 16 bilhoes de livros. Em 1985 uma carta saindo do Brasil e chegar ao Estados unidos demoraria 12 dias, hoje essa carta virou e-mail e chega em 12 segundos.
Resumindo no passado tínhamos excesso de tempo, mas faltava informação, hoje as coisas inverteram, temos excessos de informações mas uma grande escassez de tempo.
Então o que os grandes executivos ou tomam decisões rápidas ou apressadas, mas dependendo das decisões , se forem rápidas elas podem estarem informações conscitente, já as apressadas, podem estar baseadas no “acho” ou seja sem base dos fatos e dados.
A saída seria coletar dados e analisa-los gerando informações e assim tomar as decisões rápidas, mas concretas.
Existe uma ferramenta interna que se chama intuição, estar atento a voz interior aquela construída em cima de experiências , ele reconhecera instantenamente os bons presentimentos, estar atento aos pequenos detalhes faz toda diferença, mas as decisões em 99%são tomadas em cima de informações, mesmo com informações o administrador pode ate errar e seguir em frente, mas o restante de 1% que cabe à intuição, essa não se pode haver erro, pois não haverá uma segunda chance.
Seguem alguns tópicos interessantes a serem conhecidos:
Instinto
“Este é um filtro experimental e/ou emocional que pode muitas vezes não ser baseado num suporte analítico. Dito isto, na ausência de outros filtros de tomada de decisão, poderá ser o único que tem ao tomar uma decisão. Mesmo quando existem outras análises mais refinadas, o seu instinto pode contribuir para uma verificação valiosa contra a razoabilidade ou o preconceito de outros inputs. O que é importante levar daqui é que a tomada de decisão intuitiva pode ser refinada e melhorada. O meu conselho é tornar-se mais exigente.”
Dados
“Dados brutos incluem factos díspares, estatísticas ou inputs aleatórios e de pouco