ATPS Principios Da Contabilidade
Os fenícios navegavam pelo mediterrâneo, expandindo suas redes de comércio, e foram eles, os primeiros a desenvolver as trocas de bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
Da península itálica vieram os romanos que faziam o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda Europa, norte da áfrica e oriente médio, conquistando, povos, nações e levando a paz romana e o que podia ser chamado de um sistema jurídico de contabilidade organizada.
Em 1.201 a.c, era o renascimento, e com ele o surgimento da figura Luca Paccioli Flavio Franciscano, autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas, princípio contábil que para todo lançamento a crédito em uma conta, faz que surja outra conta registrando a mesma importância a débito.
Em 1.500, ano em que foi descoberto o Brasil, e com a instituição federal, chegaram os provedores da fazenda, que acumulava este cargo com o de contador. Com o desenvolvimento da colônia, carta vejas começaram a regulamentar os princípios contábeis, e instituíam cargos e funções na instituição fazendária.
Com a vinda da família Real para o Brasil, iniciava-se o ensino contábil em terras brasileiras, com a instalação no ano de 1810 da aula de comércio da corte, e foi a partir daí, que novas escolas eram fundadas, desenvolvendo o ensino, normas e métodos.
A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil é a associação dos guarda livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1924, foi realizado no Rio de Janeiro, o 1º Congresso