ATPS POSTAR PROJETO MULTI II
Pólo Centro de Ensino Interação
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
ACADEMICAS
Adriana Alves Fernandes
Franceni Mª Cruz Lopes
Máiquila Martins Rodrigues
Rosângela Fernandes da Silva Mayer
Rosilda Gonzales
RA 379123
RA 369601
RA 374973
RA 379146
RA 370462
Profª. Ma. Glauce Soares Casimiro
CAMPO GRANDE
2013
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais contribuição do Froebel para educação Infantil, traçando um percurso pela vida e obra do autor que é considerado o pai do Jardim de Infância,e que deixa grandes contribuições para esta fase tão importante do processo de aprendizado dos educandos.
Destacamos também a importância do brincar e dos jogos , para o desenvolvimento da identidade e autonomia. Com as brincadeiras as crianças adquirem varias capacidades importantes, tais como atenção, imitação, imaginação, etc que faz parte de um processo de espontaneidade.
Com a nova dinâmica das brinquedotecas nos dão suporte para este contexto por ser um espaço favorável para a prática atividades relatadas.
O desenvolvimento da criança no aprendizado ocorre quando esta participa ativamente das brincadeiras. Desta forma entendemos que as atividades dinâmicas contribuem e oportunizam as crianças momentos de expressão, criação e de troca de informações, além de trabalhar o espírito esportivo e não competitivo.
Friedrich Froebel
O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância pré decisiva na formação das pessoas – idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Ele viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo