atps organização de computadores dispositivos de entrada e saida
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 12 APÊNDICES 13 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 13
1 INTRODUÇÃO
Vamos entender como e o funcionamento dos principais dispositivos de entrada e saída de um computador, pois eles são a ponte entre o usuário e a maquina, sem eles seria praticamente impossível usar essas maquinas que são de grande utilidade para a humanidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.1 dispositivos de entrada e saída (e/s)
Para que possamos desfrutar da rapidez e flexibilidade de um computador, não basta sabermos que ele pode armazenar na memória os programas e dados que desejamos processar, nem que ele pode executar mais de um milhão de instruções por segundo.É preciso que o programa que temos escrito em uma folha de papel e os dados que serão por ele manipulados sejam inseridos no sistema, caractere por caractere, inclusive os espaços em branco entre os caracteres, os sinais de pontuação e os símbolos de operação matemáticas. Para tanto, precisamos de um meio qualquer que faça essa comunicação homen-máquina. Um teclado do tipo semelhante ao de uma máquina de escrever pode servir como elemento de entrada.
Em geral, os dispositivos de entrada ou de saída são denominados periféricos.
Imagem (Pessoa digitando instruções para a máquina)
Da mesma forma que temos a necessidade de comunicação com a máquina, também é preciso que haja comunicação no sentido contrário, isto é, máquina-homen, de modo que o usuário possa entender os resultados de um processamento. Uma impressora ou uma tela de vídeo pode servir como dispositivo de saída ou periférico de saída. A entrada e saída são composta pelos dispositivos destinados a fazer a comunicação entre o usuário e o micro. Nesta categoria podemos enquadrar o teclado, mouse, microfone, etc. (para a entrada de