atps movimentos sociais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS
ALDINÉIA MENDES DE SOUZA-RA 402433
DIRCE APARECIDA. FREITAS OLIVEIRA –RA399988
MARILENE ELENA DA SILVA MENDES SANTOS-RA398868
RENATA BUOSO DA CUNHA -RA
Professora: Mª. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TURMA – 2ª - 7º SEMESTRE- 2015
POLO DE ATIBAIA/SP
ANHANGUERA– SP
2015
Sumário
1.0- Introdução
1.1- Movimentos Social e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo
1.2-Movimentos sociais na atualidade
2.0-Democracia
3.0-Texto argumentativo
3.1- Movimentos sociais brasileiro
4.0- Relatório
5.0- Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo
5.1- Relatório Final
5.2 - Bibliografia
1.0-Introdução Neste texto refere ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade um contexto específicos, permeados por tensões de movimento social.
Na primeira parte, Maria da Glória GOHN faz uma comparação com as diferenças que existem entre os movimentos sociais da atualidade e os movimentos passados, as lutas indígenas são um exemplos de movimentos sociais.
Seguida de uma redefinição na sua própria identidade e na qualificação do tipo de suas ações. Mudanças estas menos focada em pressupostos ideológicos,como no passado, mais nos vínculos de integração com esferas da sociedade, organizadas. Já critérios de cor, raça, gênero, habilidades e capacidades, bem como de conscientização e geração. Os movimentos sociais da atualidade, ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos são engessados, discutem e analisam a esfera pública com vista à construção de novos modelos mais organizados.
Como os movimentos Sociais do passado possuíam papeis essencial, uma vez que lutavam pelos direitos dos menos favorecidos. Mas, hoje,