ATPS METODOLOGIA DE CIENCIAS ETAPA 1 E 2
Nosso grupo decidiu trabalhar com o artigo “Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações problema”.
Ele conta a trajetória de uma professora de ciências que, desenvolvendo um trabalho de iniciação cientifica com os alunos do 1º ano do ensino fundamental, alcançou resultados extremamente significativos, trazendo grandes impactos para a comunidade escolar e o Prêmio Educador Nota 10 Victor Civita.
Quase em sua totalidade, o texto aborda aspectos importantes a serem levados em conta quando se está realizando um projeto, principalmente, que a ideia do projeto precisa ser “dada” pelo aluno, fazendo uma relação com o conteúdo trabalhado na escola e as relações que ele tem com o mundo, tornando assim a aprendizagem significativa. Iremos sair do senso comum, empirismo, para alcanças o conhecimento científico, aquele que é baseado em estudo e experimentos.
O texto também defende a ideia de não infantilização do conteúdo, por mais difícil que seja o aluno precisa vivencia-lo e buscar significado próprio, construindo assim o seu próprio conhecimento. Desconstruir para construir. O professor nesta etapa servirá como ponte para essa construção, trabalhará como um mediador, por isso sua aula deve ser bem pensada e conhecer a fundo o tema trabalhado, afinal todos os “porquês” servirão de apoio.
Não podemos deixar de citar alguns passos fundamentais destacados no texto: Levantamento de hipóteses, que pode ser definida como suposição ou especulação, algo provisório (ou não) onde o aluno deve ser induzido a expor o senso comum, e também o seu conhecimento prévio sobre o assunto, que não deve ser descartado, mas usado como parte para a formação do conhecimento científico. "Ao imaginar caminhos para tentar resolver um problema, o aluno reconstrói o conhecimento. E isso é justamente um dos principais objetivos da Educação escolar". Logo após, temos o levantamento de informações, quando o aluno coloca