ATPS MCM
Para definirmos o que é tribologia precisamos saber que o que a palavra significa, então, tribos = atrito, logia = estudo. Isso significa que a tribologia é a ciência que estuda atrito, desgaste e lubrificação. Por definição, é a ciência e tecnologia das superfícies interagindo em movimento relativo entre si e assuntos ou práticas a ela relacionadas. Funções dos óleos lubrificantes quando se trata de motores automotivos são: Diminuição de atrito que terá como consequência a diminuição do desgaste das partes em contato, atuar como agente de limpeza, retirando carvões e partículas de metais que se formam durante o funcionamento do motor, atua também como resfriadores auxiliares nos motores de 4 tempos, vedação entre os anéis do pistão e a parede do cilindro e redução de ruído onde vai amortece os choques e as cargas entre os mancais.
Existem dois tipos de óleos lubrificantes para motores automotivos que são: Óleos minerais – são resultantes da separação de componentes do petróleo. Possuem uma maior diversidade de compostos. Podem ser de base parafínica, naftênica ou mista. Já os óleos sintéticos – são produzidos a partir de uma reação química. Por conta desse fator, permitem maior controle na fabricação e podem ser mais puros. O custo é mais elevado.
PASSO 4
Figura 1.
Sendo o Al da família do boro ou 3, isso significa que ele possui 3 elétrons na camada de valência , isso faz com que precise doá-los para que fique estável. Assim que ele faz isso ele formará 6 elétrons na camada de valência, realizando isso ela precisará de mais dois elétrons para se estabilizar. Portanto ele forma o ânion: O².
Desse modo são necessários dois átomos de Al para estabilizar três átomos de O, sendo doados, no total, seus elétrons para os átomos de oxigênio: Al2O3. Existe uma forma mais simplificada de se fazer isso, que é apenas trocar os números de cargas, como mostra a figura a baixo:
Figura 2.
A água, no exemplo, faz três ligações covalentes, formando a