ATPS MATEMATICA FINANCEIRA
A matemática financeira constitui a base do mercado financeiro.
Geralmente este estudo deve ser introduzido na pratica a partir da 7ª serie do ensino fundamental.
É uma estrutura de conhecimento que tem como um de seus objetivos o estudo do valor do dinheiro ao passar do tempo, através desse estudo foram criados modelos que permitem a avaliação e comparação dos valores em diversos pontos do tempo, busca essencialmente a analise da evolução do dinheiro, e determina valores de remunerações relativas.
A matemática financeira também se tornou uma ferramenta de analise para algumas situações como: investimentos, financiamentos e bens de consumo, e implica procedimentos matemáticos para simplificar operação financeira a um fluxo de caixa.
Temos como alguns conceitos básicos da matemática financeira: juros, capital e regime de capitalização.
Juros: é a remuneração a qualquer titulo atribuído ao capital.
Capital: é a quantia em dinheiro envolvida numa operação.
Regime de capitalização: processo de formação de juro.
O regime de capitalização é definido em dois tipos, juros simples e juros compostos.
Juros simples se aplicam somente sobre o capital inicial e apenas o capital inicial rende juros, são juros que não são capitalizados.
Juros composto é formado no fim de cada período é aplicado ao capital do inicio desse período, o montante rende juros no período seguinte são juros capitalizados.
A HP 12C é uma ferramenta que auxilia nos cálculos financeiros, tem como objetivo capacitar a sua utilização de modo eficaz pelo uso de suas funções existentes e aplicações em finanças.
Transmiti as formas de evolução do dinheiro com o tempo nas aplicações e empréstimos e instrumentos para analise de alternativas de investimento.
Fontes de pesquisa,
Uni.educacional.com.br www.somatematica.com.br educador.brasilescola.com
www.famescbji.edu.br