atps maquinas eletricas
Professor: Ivenio de Souza
autores:
MAQUINAS
ELÉTRICAS
ATPS 2 BIMESTRE
ETAPA 02 ,03 e 04
Fundamentos de Eletromecânica e Construção de
Máquinas e Enrolamentos
ETAPA 2
PASSOS
Passo 1
Ler o Capítulo 3-Relação de Tensão nas Máquinas CC- Geradores CC e o Capítulo 4-Torque em Máquinas de Corrente Contínua- Motores de Corrente Contínua do livro texto (KOSOW, I.. Máquinas Elétricas e transformadores. 15ª Ed. São Paulo: Globo, 2005). Fazer um levantamento das generalidades, torque e da fcem. (força contra-eletromotriz) ou tensão gerada em um motor de corrente contínua, além da velocidade do motor como função da fcem e do fluxo, a Fcem e a potência mecânica desenvolvida na armadura do motor e a relação entre o torque e a velocidade do motor. Resumir os principais conceitos abordados e entregar ao professor no final do bimestre.
O torque (br) ou binário (pt) é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vetor.
O torque é definido pela relação:
Pela segunda lei de Newton, .
Como , e a velocidade tem a mesma direção do momento, tem-se que , logo
na qual é o produto vetorial ou externo. Em módulo,
sendo θ o ângulo entre o braço do momento e a força aplicada.
Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.
A força eletromotriz inversa é a tensão elétrica desenvolvida num circuito indutivo por uma corrente variável ou alternada atravessando-o. A polaridade da tensão é a cada instante, oposta à da