Atps logística empresarial
Passo 1
Nesse trabalho estudaremos um setor de fabricação de componentes dentro de uma empresa automobilística. Demonstraremos como funciona o sistema de processamento, injeção, pintura e montagem de para-choques. Buscaremos ilustrar todo processo logístico até o seu cliente interno, mas para proteger os direitos da empresa e respeitar sua política de segurança, utilizaremos um nome fictício e não divulgaremos slogans, logomarca ou nomes de funcionários.
Descrição da empresa: multinacional situada na região do grande ABC que explora o ramo automobilístico e comercializa veículos de passeio participando dos mais variados segmentos de mercado. Setor estudado: área de fabricação de peças plásticas, que chamaremos de Planta IV.
A cadeia de suprimentos desse setor tem inicio nos fornecedores de matéria prima e seu recebimento que é efetuado pelo time de manuseio de materiais, no qual o principal insumo é o polipropileno derivado de petróleo. Esse material é armazenado em bags com o auxilio de estruturas porta paletes e abastecido diretamente nos silos das injetoras 2700 toneladas através de centrais de abastecimento automatizadas.
Após isso o processo produtivo é iniciado na área de injeção de plásticos, onde são formados os para-choques que vão para uma área de estoque provisório transportado novamente pelo grupo de manuseio de materiais. A utilização dessas peças acontece na área de preparação, onde após a realização de inspeção para retirada de defeitos se inicia o carregamento da linha de pintura de para-choques.
Dentro do processo de pintura as peças passam por alguns processos, como lavagem, secagem, aplicação de promotores de aderência, aplicação de base, aplicação de verniz.
Passado este processo as peças continuam no fluxo até serem direcionadas até a área de montagem dos componentes. Depois de montados os para-choques são novamente transportados em equipamentos específicos e são