Atps logistica
Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazenagem. Hoje os mercados são globais e as fontes de matéria-prima nem sempre estão próximo da linha de produção, ocorrendo à necessidade de um planejamento primário da produção. (VIEIRA, 2006).
O objetivo fundamental da logística é atender adequadamente o consumidor final, administrando globalmente a empresa e seus agentes logísticos externos, através de um processo de gestão integrado, cooperativo e harmonioso de negócios, que vai desde os fornecedores, almoxarifado, fábrica, depósito de produtos acabados, centros de distribuição, atacadistas, varejistas, até os consumidores finais. (JACOBSEN, 2003).
Para atender às necessidades e desejos dos clientes de forma customizada e rápida surge O Eletronic Data Interchange (EDI). Apresenta-se como instrumento capaz de possibilitar a integração dinâmica entre os agentes da cadeia de suprimento, dentro da empresa e nas interrelaçõesda empresa com seus fornecedores e clientes. (JACOBSEN, 2003).
EDI (eletronic data interchange) é uma Tecnologia para transmissão de dados eletronicamente, é uma das formas de compras que mais cresce atualmente.
Essa forma de comunicação e de transação pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora. Esta forma de comunicação já existe há bastante tempo e traz várias vantagens, Rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações, Redução significativa de custos, Facilidade da colocação de pedidos, principalmente nos casos de contratos de fornecimento com entregas mediante liberação do cliente, como acontece nas transações entre montadoras e autopeças no Brasil e resto do mundo; Sedimenta o conceito de parcerias entre cliente e fornecedor
Quando comparado ao e-commerce, que pode ser considerado como o uso das tecnologias de computação e de comunicações para a