Atps logistica internacional 4 semestre
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM LOGISTICA
PROFESSOR(A) TUTOR (A): 4º SEMESTRE
LOGISTICA INTERNACIONAL
– RA – RA:
– RA:
CORUMBÁ-MS
2012
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
No campo da logística, a definição de “infraestrutura” pode ser muito ampla. Infraestrutura é um termo coletivo que se refere a todos os elementos disponíveis (de propriedade pública ou privada) para facilitar o transporte, as comunicações e as trocas comerciais.
O estudo da infraestrutura é importante porque o movimento de mercadorias e documentos, assim como o movimento de dinheiro e informação, depende desses componentes.
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
A infraestrutura que mais obviamente afeta o movimento de mercadorias no contexto internacional é a infraestrutura de transportes.
INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA
A infraestrutura portuária compreende vários itens, em sua maioria interconectados, e obviamente afeta o tipo de navio que pode atracar em um determinado porto, bem como o tipo de mercadoria que pode transitar por ele.
INFRAESTRUTURA DE CANAIS E VIAS NAVEGAVEIS
O transporte marítimo também é bastante dependente da existência e da manutenção adequada de canais e outras vias marítimas. A extensão dessas vias e o tamanho das suas eclusas têm grande influencia no comércio internacional.
INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
Os aeroportos também são parte fundamental da infraestrutura de transportes. Há menos fatores críticos na gestão de um aeroporto internacional do que na administração de um porto, mas eles podem ser igualmente limitantes.
INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA
Outro elemento da infraestrutura de transportes de um país é sua rede ferroviária. No século XVIII e no inicio do século XIX, as ferrovias se tornaram o mais importante meio de transporte terrestre de longa distância.
A maioria dos países remodelou sua infraestrutura ferroviária à medida que sua economia crescia. No entanto, alguns