ATPS Literatura Inglesa - etapa final
Willian Blake estava inserido em uma Inglaterra, que passava pelo início da Revolução Industrial. Neste período houve grande ascensão aos pensamentos Iluministas, onde os fundamentos eram baseados fortemente na “luz da razão”.
Outro grande marco impactante na Era Blake, foi a Revolução Francesa, onde os ideais de igualdade, prosperidade e fraternidade estavam bem acentuados. Os reflexos deste acontecimento resultaram em uma parcela considerável de responsabilidade em um dos livros do poeta: The French Revolution: One poem in seven books. (A Revolução Francesa: Um poema em sete livros).
Característica da época
As poesias de Willian Blake, como muitas outras de seu período, eram influenciadas por traços de Alexander Pope (um dos maiores poetas britânicos do século XVIII), tais como o ritmo, a estética e a espiritualidade de Pope.
Considerado pela crítica, o “estouro”, Blake contribui para a elevação da poesia romântica voltada para as questões existências e espirituais.
Características Formais
Composto de vinte versos, separados em três estrofes, distribuídos em duas estrofes de oito versos cada, e a terceira contendo quatro versos. Na métrica observa-se a alternância entre seis e sete sílabas. As rimas estão dispostas em: AABBCCDD/AAAAEEFF/EEAA.
Análise do poema
Fazendo um paralelo ao evangelho de João, versículo 29/capítulo 1, encontraremos: “O cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do Mundo.”
Partindo deste pressuposto chegaremos ao principio que simbolicamente o cordeiro tem uma missão e que por meio de seu sacrifício, a terra, o homem terá sua salvação.
Consideramos também a figura do cordeiro de forma metafórica, comparada à pureza e ingenuidade de uma criança, nos remetendo assim a idéia de inocência.
Referências
BÍBLIA SAGRADA TEB. São Paulo, Loyola-Paulinas,1995;
SANTOS, Clarissa Soares dos. Avaliação de tradução de poesia: Uma análise objetiva de traduções de The Lamb, de William Blake.