Atps lingua portuguesa FINAL
Através desta resenha apresentaremos alguns assuntos tratados no livro Variações Linguística:
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa, de (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro
Capítulo 2).
A autora através deste livro destaca os principais fundamentos e metodologia de língua portuguesa que vem sendo aplicadas em diversas instituições de ensino.
Iremos focar no capitulo 2, sendo formado por temas de amplitude que o torna de uma importância para todos os profissionais da área educacional.
Descrevendo do livro texto, que tem como assunto principal: Variação Linguística, pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, nos trazendo informações importantes sobre o nosso papel como professores de língua portuguesa, como lidar com questões como o preconceito Linguístico e qual o papel da escola no ensino das normas padrão.
O 2º capitulo que debate as diferenças entre a fala e a escrita, iremos pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, variações linguísticas, problema da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância e o poder da língua.
Como também apresentados preconceitos que envolvem a linguística.
Serão apresentadas palavras em uma tabela explicativa, cuja grafia é alterada no momento da fala, onde poderemos verificar exemplos de palavras que fazem parte do nosso dia a dia, e que por mais que escrevemos de uma maneira correta, quando falamos, pronunciamos de outra forma diferente da escrita.
Sendo a língua e a escrita dois meios de comunicação distintos, no podem ser confundidos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua, enquanto a língua falada é mais espontânea e abrange a comunicação linguística em sua totalidade e é acompanhada pelo tom de voz, muitas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas um sistema disciplinado e