ATPS LINGU STICA TEXTUAL
2826 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERPCURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA – 7º SEMESTRE
LINGUÍSTICA TEXTUAL
352307 - CARLOS ALBERTO SOUZA GUIMARÃES calsogu1@hotmail.com) 372179 - CIANE DO SOCORRO AGUIAR CAMPELO(cianeacampe@hotmail.com)
375033 - JOSILENE FERREIRA DOS SANTOS
(josilene.santos@eln.gov.br)
354484 -RAIMUNDO OSVALDO DOS A. ARAÚJO (osvaldoaraujo70@hotmail.com)
ABORDAGENS SOBRE LINGUÍSTICA TEXTUAL
Profa: Gilse T. Lazzari Perosa
Tucuruí - PA
2015
Introdução
O processo de alfabetização trata-se da aquisição da língua (oral e escrita) e o termo letramento do desenvolvimento da linguagem e compreensão de sua formação social, as quais se aprimoram através da leitura e da escrita.
Segundo Miriam Lemle, “o momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização” (1991, p.5). A utilização de textos nessa fase é imprescindível, pois os textos proporcionam aos alunos não só decodificar palavras, mas buscar uma interpretação dentro do contexto e também conhecer outras palavras que possam estar dentro do texto e que não fazem parte do seu léxico. Desta forma, ultrapassa a metodologia limitada de ensinar ler e escrever através de cartilhas ou palavras descontextualizadas.
Hoje o grande desafio no âmbito educacional é a concepção de “alfabetizar letrando”, e é através dos textos, que agregam a aprendizagem de aspectos estruturais e funcionais da leitura e escrita como práticas social, que podemos tornar possível alcançar este objetivo. A utilização de textos proporciona aos alunos uma reflexão sobre o uso e função dos gêneros utilizados, proporcionando também uma compreensão a cerca do código alfabético.
Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e sons, é preciso mostrar aos alunos o que se ganha, o que se aprende com a leitura: mas isso só será possível por meio de atividades que façam sentido, que visem à compreensão de leitura desde as etapas iniciais de alfabetização. Caso contrário, muitos