ATPS_LIBRAS
3615 palavras
15 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais
CAMPINAS / SP
2013.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de LIBRAS, Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Especialista Cristina Rodrigues.
CAMPINAS /SP
2013.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. OBETIVO
O objetivo desta atividade prática supervisionada é a construção de um relatório final sobre a Língua Brasileira de Sinais e sua prática docente.
2. INTRODUÇÃO
Esta atividade aborda a cultura surda e seus aspectos abrangendo a língua brasileira de sinais - LIBRAS. Analisamos todo o seu contexto, bem como a surdez na perspectivas médicas, educacional e cultural e também a inclusão destas crianças no ensino regular. A concepção da palavra surda esta relacionado à deficiência e estas pessoas sofreram muito com preconceitos e limitações tendo recentemente no Brasil o reconhecimento do seu sistema lingüístico (Lei 10.436/2002). Como o surdo é diferente linguísticamente falaremos da importância da identidade surda, não é uma cultura isolada é uma cultura que se comunica de forma diferente de forma visual e não auditiva. Por isso é muito importante o contato o mais rápido possível da criança surda com a língua de sinais, pois tendo libras como seu primeiro idioma e a língua portuguesa como outra modalidade de língua é que ele vai se integrar na sociedade e se desenvolver. Elaboramos uma proposta didática pedagógica para a inclusão social dos surdos. A escola tem que se responsabilizar pela a inserção destas crianças de forma que ocorra uma educação