ATPS INTERMODAIS
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Equipe:
FABIANA COPELLO BIBIANO – RA 9978022157
JAQUELINE COSTA DIAS – RA 431654
MICAEL SILVA DA SILVA – RA 8345780259
MIRIA DE JESUS CHARÃO– RA 421825
TÂNIA MARIA DOS SANTOS GONÇALVES – RA 442385
3ª SÉRIE
INTERMODAIS
Tutor a Distância: Ademir Cavalheiro Leite
Polo: Uruguaiana
2014
Introdução
O transporte intermodal é aquele que requer tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, é indicado para atingir locais de difícil acesso.
Ele movimenta as mercadorias sem manipulá-las nos intercâmbios de modo. O termo intermodalidade corresponde a um sistema em que dois ou mais modos de transporte intervêm no movimento de mercadorias de uma forma integrada
O transporte combinado é um conceito utilizado para designar o transporte intermodal de mercadorias onde a maioria do itinerário percorrido se efetua de comboio, ou por via marítima e, o menos possível, por rodovia, sendo esta utilizada só na etapa inicial e final. As empresas procuram novas soluções que lhes reduzam os custos, combinando as possibilidades: caminhão-comboio, barco-comboio, avião-comboio-caminhão etc.
O transporte combinado permite coordenar os meios de transporte por estrada, ferrovia, mar e, recentemente, aéreo, facilitando a sua intermodalidade.
Evolução do transporte no Brasil O desenvolvimento do transporte é responsável por grandes mudanças na história da humanidade. A criação da roda foi determinante na formação das sociedades e no desenvolvimento de tecnologias. Com a possibilidade de carregar grandes quantidades de alimento, o homem ganhou mobilidade e ampliou suas possibilidades de interação. A partir daí, o transporte de pessoas e de mercadorias ganhou força e se estendeu não só pelo modal rodoviário, mas também pelo ferroviário, hidroviário e aeroviário. Antigamente, o transporte de pessoas e cargas era extremamente devagar, o comercio perdia mercadorias durante as viagens