ATPS Intermodais
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
INTERMODAIS
Luiz Carlos Pereira de Souza RA7984729647 Adriano Rogério de Souza RA7534596739 Wenison Alves Farias RA7305549409 Rafael Cunha Lima RA1299761294
Professor EAD Ademir Cavalheiro Leite Tutor Presencial Álvaro Geraldo
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Desafio de Aprendizagem: desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Instituição Anhanguera UNIDERP, como requisito para avaliação da Disciplina de Intermodais.
Anápolis – GO, 10/06/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
CONCEITO DE TRANSPORTE INTERMODAL 3
O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA MODAL 3
EXEMPLOS DE EVOLUÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE 3
OS MOTIVOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA DEPENDÊNCIA DO MODAL RODOVIÁRIO NA MATRIZ BRASILEIRA DE TRANSPORTES 5
A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NA PERCEPÇÃO DOS GRANDES EXPORTADORES BRASILEIROS 7
1. RODOVIÁRIO. 9
2. HIDROVIÁRIO. 11
3. FERROVIÁRIO. 12
4. PORTUÁRIO. 13
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente o conceito de intermodais entrando em outras particularidades primordiais do mesmo tema, onde as mesmas afetam também em todo o sistema do contexto, tais como a infraestrutura, o governo, órgãos responsáveis, a evolução e o desenvolvimento de modais e seus tipos, dependências de cada um e a influencia que cada tipo de modal traz para o meio logístico e contribui para o desenvolvimento do mundo.
CONCEITO DE TRANSPORTE INTERMODAL
Transporte intermodal é aquele em que uma carga utiliza mais de um modal de transporte para ser enviada de sua origem até o seu destino. Isto ocorre em virtude da impossibilidade de determinada carga ser transportada por todo o trajeto com apenas um dos modais existentes.
Ele pode ser realizado internamente, dentro de um país, ou entre países diferentes, sendo um transporte internacional··O seu característica principal é de total