Atps gestão contábil
Apresentaremos nesta Atividade Prática Supervisionada de Gestão Contábil os trâmites sobre a abertura de uma empresa junto aos órgãos competentes, para que a mesma de início as suas atividades. Discutiremos a importância de se estabelecer em critérios e etapas para a abertura de uma empresa.
Juntamente com o grupo vamos evidenciar as vantagens de se obter um Plano de Contas correto para a atividade de uma empresa. Analisaremos a importância de um Planejamento Tributário e as principais diferenças entre as três formas de tributação e três formas de Elisão fiscal.
E veremos também as principais operações que envolvem a apuração do Imposto de Renda das pessoas jurídicas e a elaboração do Livro de Apuração do Lucro Real.
ABERTURA DE UMA EMPRESA Estabelecer critérios antes da abertura de uma empresa, pesquisar o local, tipo de atividade, qual regime de tributação menos oneroso, e materiais a serem utilizados são fundamentais para quem pretende iniciar um novo negócio. Causa menos aborrecimento e evita gastos desnecessários caso seja necessário alguma alteração por conta de um descuido, como por exemplo, alugar um barracão e somente depois descobrir que no local alugado não se encaixa na lei de zoneamento do município para a atividade que escolheu desenvolver. Com o resultado das pesquisas em mãos, é hora de dar início ao registro da empresa. Primeiro é necessário registrar a empresa na junta comercial, para isso deve-se ter em mãos o contrato social da empresa e os documentos pessoais de cada sócio. No início de uma empresa o contrato social é importantíssimo, nele deve conter claramente alguns itens como: ▪ Interesse das partes; ▪ Objetivo da empresa; ▪ Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas. Observação: Para ser válido, o contrato deve apresentar a chancela de um advogado, e não somente de um contador, exceto para empresas que possuam no contrato cláusula de micro empresa, baseado no