ATPS fund e metodol L ngua Portuguesa
2418 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERACENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
4º SEMESTRE
TUTORA A DISTÂNCIA: LUDMILLA SAUHI
Cintia Aparecida Atanasio RA 7123535041
Lidiane Teixeira Furlan RA 5570137993
Selma Jaqueline Borim Movio RA 4997025109
PiracicabaSP
2014
INTRODUÇÃO
Neste espaço, elaborem, com as palavras de vocês, uma breve apresentação, em dois ou três parágrafos, da ATPS. No primeiro parágrafo, seria interessante dizer como foi a organização do grupo para fazer esse trabalho. Para finalizar a apresentação, seria bom falar como o trabalho está organizado e sobre o tema abordado, que é sobre a aquisição da linguagem.
Língua falada e escrita
A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação lingüística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindose fisionomias.
Na Fala, o emissor utiliza o vocabulário para falar, mas ele também pode se respaldar em outros códigos lingüísticos, como: entonação de voz, gestos, interação com o meio, reações diversas, especialmente com a face.
Além disso, a tendência ao falar é de repetir as idéias, no intuito de reforçar seu ponto de vista para o ouvinte. Não há também a preocupação exacerbada em se colocar todos os acentos e vírgulas nos devidos lugares, mesmo porque a entonação é quem faz o papel de transmitir o significado almejado.
Na escrita, o emissor baseiase no vocabulário que irá estabelecer a comunicação entre ele e o destinatário.
Além disso, e diferentemente da fala, a escrita exige uma preocupação maior, pois a informação passada não se apagará com o tempo, mas poderá fixarse por tempo indeterminado. Um exemplo disto é a carta de Pero Vaz de
Caminha sobre o descobrimento do Brasil, considerado documento histórico ou a Bíblia que relata o início e o fim dos tempos.
A necessidade da escrita parece ligarse ao