ATPS FITOPATOLOGIA
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
ATIVIDADE ATPS
FITOPATOLOGIA II
RONDONÓPOLIS – MT
2015
CAMILA NUNES PEREIRA .....................................RA: 9855496934
VANESSA CRISTINA S. SOARES...........................RA:
CURSO AGRONOMIA
ATIVIDADE ATPS
NEMATÓIDES NO MIILHO
Trabalho desenvolvido para o conteúdo da disciplina de Fitopatologia II, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.
RONDONÓPOLIS - MT
2015
SUMÁRIO
OBJETIVO
Nessa 1°, 2° e 3° etapa da atps, vamos estudar os Agentes casuais, Fungos Fit patogênicos e sintomalogias, Epidemiologia - Epidemiologia de doenças e plantas, Controle e manejo – Princípios de controle de fitopatógenos, respectivamente ao longo do trabalho.
INTRODUÇÃO
O milho sempre foi uma planta rustica, capaz de suportar bem vários tipos de estresse ambiental, mas devido à ampliação do cultivo e as mudanças feitas para ampliar a produção, como época de colheita o desempenho das lavouras diminuíram, causados principalmente por doenças nas culturas.
A Epidemiologia é a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações. Um agente patogénico ou agente patogênico, também chamado de agente infeccioso ou etiológico animado, é um organismo, microscópico ou não, capaz de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente. Podem ser bactérias, vírus, protozoários, fungos ou helmintos. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo causar infecções e outras complicações.
A cultura do milho é atacada por diversos nematóides, a forte expansão das áreas cultivadas no País, sobretudo com práticas de rotação de culturas inadequadas ou inexistentes, tem proporcionado aumento na incidência de