atps fisica 3
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho procuramos enfocar os efeitos dos incêndios e explosões que acontecem com poeiras em suspensão ou acumuladas cujos efeitos podem ser de uma ou outra situação, inicialmente daremos um enfoque técnico abrangendo os materiais objeto de nosso trabalho.
Como nossa atividade esta bastante vinculada à Agro Industria, e de madeiras, nossos exemplos são destas áreas porém, lembramos que situações tão ou mais graves com poeiras explosivas acontecem também nas indústrias química, farmacêutica e metal mecânica entre outros.
Eng. Ary de Sá
Especialista em controle de poeiras explosivas.
End. arysa@cpovo.net.
Fones 51 3212 3427
9642 0381
1. INCÊNDIOS
Os incêndios ocorrem com quaisquer materiais combustíveis, porém, para que tal aconteça é necessário que a quantidade de material combustível seja muito grande, e as partículas, tenham pouco espaço entre si, impedindo um contato direto e abundante com o oxigênio do ar . As partículas devem, porém estar afastadas entre si, de maneira que apesar da existência da fonte de ignição e da conseqüente combustão local , não seja permitida a propagação instantânea do calor de combustão às partículas localizadas nas camadas mais internas, devido a insuficiência de ar. Desta forma, a queima se dá por camadas, em locais onde poeiras estejam depositadas ao longo das jornadas de trabalho, ou numa das seguintes formas:
• Empilhados
• Em camadas
• Armazenados em tulhas
• Depósitos
• Outros
A ignição que ocorre em camadas, deve ser controlada com cuidado, para evitar que o material depositado em estruturas, tubulações e locais de difícil visualização e limpeza, sejam colocados em suspensão, formando a nuvem de poeira , que evoluirá para explosão pois há no ambiente os fatores de deflagração da mesma, isto é fogo e energia. O incêndio por camadas, outrossim é de difícil extinção, podendo prolongar-se por várias horas após sua extinção.