ATPS FISICA 2
DISCIPLINA: FÍSICA II
PROF: HUMBERTO MAIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TURMA: 3AN 3º SEMESTRE
ALUNA:
RA:
ISMÁRIA ALVES VIEIRA
3715630849
São Bernardo do Campo, 06 de abril de 2015.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 3º SEMESTRE NOTURNO
ISMÁRIA ALVES VIEIRA RA: 3715630849
ATPS – FÍSICA II
Atividade Pratica Supervisionada, mostrada como exigência parcial para fins acadêmicos, sob a orientação do Professor Humberto Maia.
SÃO BERNADO DO CAMPO
06/04/2015
ETAPA 1 - AULA-TEMA: LEIS DE NEWTON
Esta atividade é importante para que você conheça tanto a descrição do movimento de elevadores, por meio das leis de Newton, quanto as normas técnicas vigentes sobre aoperação dos mesmos.
PASSO 1:
Pesquisar, em livros, sites e revistas, sobre os elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais (ou seja, elevadores para o transporte de pessoas e pequenas mudanças).
PASSO 2:
Pesquisar e descrever o funcionamento de um elevador para transporte de pessoas.
A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denominam-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte superior da caixa. O movimento de subida e descida do carro