Atps fisica 1
FACULDADE ANHANGUERA
UNIDADE ANÁPOLIS
ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA I
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alunos: Phablo RA: Wesley Barbaresco Silva RA: 2120213759
ANÁPOLIS – 2011
-------------------------------------------------
ETAPA 1 – Aula Tema: Leis de Newton
Passo 1
Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado a rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo. Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada.
Figura 1 – Demonstração da força gravitacional exercida em um objeto.
O Peso (P) nada mais é que uma porção de massa (m) que, através da gravidade da terra (g), é puxada para o seu centro. Sua componente é desenhada com uma seta apontando para o centro da terra, a partir do centro do objeto analisado. Ver Figura 1.
O Peso P de um corpo é dado pela multiplicação de sua massa pelo valor da força gravitacional.
Pelo Sistema Internacional de medidas o Peso (P) é dado em N, a massa (m) em Kg e a gravidade (g) em m/s2. Neste exercício iremos considerar a gravidade como sendo 9,8m/s2.
Massa m=500Kg
Gravidade g=9,8m/s2
Peso P= ?
P=mg
P=500 x 9,8
P=4900N
Passo 2
Represente um plano inclinado de 30º e determine a componente da força peso paralela ao plano.
Por ser tratar de um plano inclinado, a força Peso que seja exercida diretamente no plano, não é a mesma como se estivesse em um plano horizontal, no qual seria a própria força peso. No plano inclinado precisamos separar as componentes da força aplicada, que será o Px, que é a força aplicada paralela ao plano, e o Py, que é a força aplicada perpendicular ao plano. É como se fosse um plano cartesiano com o eixo X e o eixo Y. Uma informação importante para a montagem da fórmula das componentes da força é a identificação do ângulo informado, pois precisamos saber em qual eixo ela esta