atps fhtmss 2
1902 palavras
8 páginas
Universidade anhanguera- uniderpCurso: Serviço social
Disciplina: Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social II
Nomes e ras:
Leila Aparecida da Cunha (411022)
Josinete Barbosa Mulato Monteiro (432634)
Silvia Regina Torres da Silva (409334)
Yone Margarete Fonseca Ribeiro (414611) Karen Luize dos Santos Araújo Viana (423531)
Tutor ead: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Polo: Juazeiro-Bahia Data da entrega: 30 de abril de 2014
O serviço social e a sua transformação ao longo do tempo.
O processo de renovação do serviço social deu-se pela necessidade de ruptura do conservadorismo e do tradicionalismo. Movimento estes iniciados na década de 60, período ditatorial desenvolvendo-se nas décadas de 70 a 80 sob a forte influência do movimento de reconceituação do serviço social latino-americano (Argentina, Chile, Peru e Uruguai).
A atuação do assistente social passou a ser questionada quanto a sua eficácia a realidade social brasileira o que resultou na união de diversos profissionais do serviço social gerando um processo de ruptura com o tradicionalismo profissional havendo uma forte critica quanto a metodologia e a sua prática.
O seminário de Araxá (1967) em Minas Gerais em seu documento reconheceu que as funções se efetivam em dois níveis a microatuação e a macroatuação. A microatuação era voltada a prestação de serviços diretos no processo de grupos, caso, comunidade e trabalho com a população. A macroatuação o serviço social está voltado para a política e o planejamento.
A proposta desse documento era colocar o assistente social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas capazes de formulá-las e