ATPS fetrans
Corrente contínua
Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto à sua curva no gráfico i x t, a corrente contínua pode ser classificada por:
A corrente contínua caminha sempre em uma única direção, de um pólo ao outro.
Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. Este tipo de corrente é comumente encontrado em pilhas e baterias.
Usos A corrente contínua hoje é usada em praticamente qualquer aparelho que requeira baixa voltagens e precise ser móvel. Qualquer aparelho que use pilhas ou bateria é alimentado por corrente contínua. O computador é um exemplo de aparelho que transforma corrente alternada em corrente contínua. Qualquer aparelho de estado sólido requer entre 1.5 e 13.5 volts para rodar. Dispositivos que usam tubos à vácuo também precisam de corrente continua como televisões de tubo e transmissores de televisão e rádio.
Corrente alternada
A corrente alternada, diferentemente da corrente contínua, varia seu sentido conforme o tempo.
Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.
Este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede elétrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.
É uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo.
Usos
A corrente alternada é usada por padrão pela maioria das empresas de distribuição de eletricidade no mundo principalmente pelo fato de ser mais barato enviá-la por longas distancias do que seria para enviar uma corrente contínua. A maioria das casas,