ATPS FETRAN
317 palavras
2 páginas
Curso: Engenharia de ProduçãoPeríodo: 5° série / módulo
Disciplina: Fenômenos de Transporte
Período Letivo: 1° sem/2015
Professor: Eng. Ms. Eric F. Santos
e-mail: eric.fsantos@anhanguera.com
ATPS - FENÔMENO DE TRANSPORTE
Orientações: os exercícios deverão ser entregues em folha oficial, segundo a padronização
Anhanguera (http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html) e na data estipulada. Trabalhos fora das especificações, terão ser valor reduzido.
O projeto de formatura de três estudantes de engenharia é o desenvolvimento de um pequeno submarino capaz de atingir profundidades de até 50 m. O esquema contendo a idéia dos alunos é mostrado na figura abaixo. Foi idealizado um sistema de direção composto de dois propulsores laterais e o sistema de submersão e imersão do veículo por variação da massa do mesmo, adicionando e retirando água de um tanque em seu interior.
a) Determine qual pressão estará sujeita a escotilha quando o mini-submarino estiver em sua profundidade máxima de projeto (pressão exercida pela água na escotilha). Suponha que a escotilha esteja em posição horizontal. b) Determine qual a força que age na escotilha na condição anterior. Admita que o interior do mini-submarino é lacrado e contém ar à pressão da atmosfera no nível do mar. Pressão atmosférica 760 mmHg. Dado: ρ água =
998 kg/m³ e g = 9,81m/s²
c) Um dispositivo foi idealizado para acoplar uma câmera e fazê-la se movimentar para frente ou para trás. O eixo que movimentará a câmera passa por um mancal lubrificado (cuja largura é 20 mm) por óleo SAE 10W cuja viscosidade na temperatura de trabalho do mini-submarino é de 0,104 Pa.s. Sabendo que o diâmetro do eixo é 25 mm e o diâmetro do mancal é 25,2 mm, determine a força viscosa resistente ao movimento de avanço do eixo se o mesmo se desloca a uma velocidade constante de 30 cm/s.
Bibliografia:
Brunetti, Franco. Mecânica dos Fluidos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. (PLT)