Atps Etica
Centro de Educação a Distância
CURSO:SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
Elisangela Aparecida da Rocha RA 6577287941
Marta Batista de Mello RA 6396227861
Maria Madalena de Santana RA 8308770549
Vânia Lima dos Santos RA 6580298017
ATPS – ÉTICA PROFISSIONAL
Prof. Me. Maurício Dias
São Paulo, Novembro, 2014
Introdução
O presente texto traz o que compreendemos do texto lido e a relação que conseguimos encontrar entre a teoria e realidade social.
Primeiramente trazemos um breve resumo com os principais pontos encontrados no capitulo um, do livro de Maria Lucia Silva Barroco, acerca do trabalho e suas contribuições no desenvolvimento do ser social , em seguida trazemos duas repostagens extraídas de nossas pesquisas que demonstram a realidade do assunto que tratamos teoricamente.
Capitulo 1
O capitulo um fala sobre o trabalho e a importância dele no desenvolvimento social de cada individuo. A sociedade é formada por vários núcleos que crescem e se movem independentes uns dos outros, mas ao mesmo tempo estão interligados e resultam em um todo.
Sabemos que os indivíduos recebem influencias do meio em que vivem e cada “eu” é produto de interações sociais
O trabalho é fundamental para a construção desse ser social, no ambiente laboral o individuo desenvolve a pratica de mediações que são aspectos primordiais para a convivência em grupo e nos diferenciam de outros seres vivos, são elas: a sociabilidade, consciência, a universalidade e a liberdade. .
O trabalho requer cooperação, sendo assim o ser precisa desenvolver essa mediações, dessa forma o ambiente social é transformado, o trabalho traz características de valor ao que se faz.
Se o trabalho é tão importante na construção do ser social, a alienação ao mesmo acarreta nas questões sociais, pois o homem no sistema capitalista passa a não ter acesso ao fruto do trabalho, passa a ficar a margem, logo suas características de criatividade e autoconstrução não se