ATPS Etica
Ingrid Mendes RA: 6757372680
Joice Oliveira RA:7127512487
Priscila Mendes RA: 6719334445
Uli Pinotti RA: 6960483222
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Prof. Me. Maurício Dias
MATÃO
2013
INTRODUÇÃO
Em atividades humanas, de caráter econômico ou não, exige-se a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos sejam atingidos com eficácia. Essas pessoas são conhecidas, como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.
Dentre todos, colocamos em destaque, o administrador, o qual tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com seu conhecimento, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto nos recursos materiais como humanos.
É necessário saber que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando, tendo neles, o sentimento de justiça se manifestando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para a formação de uma sociedade mais justa. Cada em seu posto deve ser a força para transformar a sociedade, principalmente os administradores de empresas que são preparados, propriamente, para exercer essa função.
Estamos vivendo um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada espalhando suas consequências para o todo. Assim que as resoluções de caráter ambiental são colocadas a prova acerca de sua viabilidade com relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem ser discutidas levando em conta seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse contexto.
Não se trata sobre revoluções ou ideias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime político, seja socialista ou capitalista, possui as mesmas necessidades. As carências físicas ou psicológicas do ser humano jamais