Atps Engenharia Integrada por Computador
Engenharia Integrada por Computador
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Engenharia Integrada por Computador, do curso de Engenharia Mecânica, da Faculdade Anhanguera de Matão.
Guilherme Veiga dos Santos R.A. 1299922883
MATÃO
2015
1. Introdução
A utilização de ferramentas CAD / CAE / CAM no processo de desenvolvimento de produto tem cada vez mais sido difundido entre as organizações como um dos mais importantes auxílios no processo de engenharia simultânea, método que as empresas tem buscado implementar em função da necessidade de lançar novos produtos no mercado em tempos cada vez mais reduzidos, garantindo assim um posicionamento competitivo em tempos de alta competitividade entre as cadeias produtivas, visto que “estudos mostram que cerca de 80 por cento do mercado de um novo produto é direcionado às duas primeiras empresas que lançarem este produto.” (BRAZIER, 1990).
Por outro lado, Dodgson (2000) afirma que “a informatização da inovação pode levar a intensificação de vários processos importantes envolvidos no desenvolvimento de um novo produto ou processo”. A importância da utilização de ferramentas computacionais como alavanca para a inovação e agilizador no processo de desenvolvimento de um novo produto ou processo fica evidente. Uma das maiores barreiras para a aquisição e manutenção de sistemas CAD, CAE e CAM é sem dúvida o alto custo. De acordo com a CADESIGN (2002), as vendas dos equipamentos de prototipagem rápida cresceram cerca de 60% nos últimos dois anos no Brasil, mas em números absolutos ainda representam pouco para a indústria nacional, em que pese o seu enorme potencial de agregar competitividade às organizações utilitárias das ferramentas objeto do presente trabalho. Entre os motivos, o principal é o alto investimento na aquisição de tais equipamentos. Dentro deste cenário, o presente trabalho objetiva demonstrar que o uso de