Atps empreendedorismo
Este documento junta informações sobre os procedimentos necessários para lançar umcosmético no Brasil. O objetivo é de passar uma idéia da dimensão dos trabalhos e dos custos envolvidos para iniciar sua linha de cosméticos, da fundação da empresa até a produção do primeiro lote. Público alvo são estabelecimentos que querem uma marca própria e empresários visando o mercado de cosméticos e perfumaria. Saímos da premissa que você decidiu trabalhar com um terceirista para produzir seus cosméticos.
Papel do terceirista
A empresa terceirista que produz cosméticos. Não temos marca própria, mas fabricamos os produtos dos nossos clientes assim permitindo uma divisão de responsabilidades. A empresa zela para fabricar seus produtos. Tendo recebido uma boa definição do produto a ser fabricado, ajudamos no desenvolvimento do mesmo, indicamos fornecedores para desenvolvimento de embalagens e insumos e fornecemos fórmulas modernas e balanceadas em ponto de vista custo e qualidade e segurança. Não ajudamos em pesquisa de mercado (a não ser com este documento), escrever um PLANO DE NEGOCIO, desenvolver a IDÉIA de qual produto deve ser lançado, definir o PREÇO de venda, achar um DISTRIBUIDOR e/ou definir o CANAL DE VENDAS do produto. Antes de começar vender cosméticos tem alguns passos que devem ser tomados.
Fundação da empresa
Para poder vender produtos você tem que fundar uma empresa com sede, CNPJ, contrato social que menciona “comercio de cosméticos” e AFE (autorização de funcionamento do estabelecimento) da ANVISA como distribuidor para poder fornecer SAC para clientes. Por isso precisa um químico responsável com CRQ.
• ANVISA, Requisitos para empresas distribuidoras de cosméticos para obtenção AFE
• CRQ São Paulo, dados sobre o CONCEITO da RT (responsabilidade técnica)
1
• SEBRAE , Entidade independente com enfoque pequeno empresário
Plano de negócio específico para Cosméticos
Nosso clientes normalmente já tem experiências em comercializar