ATPS EDNILSON
PASSO 1
As técnicas contábeis são: Escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis. Classificamos escrituração como o registro dos fatos administrativos e dos atos relevantes, ou seja, é o lançamento dos livros contábeis. Existem dois métodos de escrituração, que são elas:
Partida Simples: Registra as operações através do controle de um so elemento.
Partidas Dobradas: Cada débito corresponde um crédito de igual valor. Este é o método mais utilizado na maioria das instituições. A ordem de escrituração no livro ou diário, geralmente corresponde a seguinte ordem:
1- Local e data do fato;
2- Conta a ser debitada;
3- Conta a ser creditada;
4- Histórico;
5- Valor Depois passa-se os seguintes fatos para o que conhecemos como livro razão, e por fim o Balancete de Verificação. O Balancete de Verificação serve, para verificar os saldos credores, e os saldos devedores. Daí então que se gera os relatórios contábeis. As demonstrações contábeis são relatórios elaborados com base nos livros nos registros e nos documentos que compõem o sistema contábil da entidade. Essas demonstrações são fundamentais para o conhecimento da real estrutura econômica e financeira das empresas. Essas demonstrações são: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, demonstração das origens e aplicação dos recursos, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração de fluxo de caixa, e demonstração do valor adicionado. Auditoria contábil é o ramo da contabilidade que tem a função de verificar os registros contábeis com a finalidade de combater a fraude e de prevenir as irregularidades dentro das empresas.
PASSO 2
CONTA
B/D/O
R$
Caixa
Bem
1.000,00
Banco
Bem
8.500,00
Fornecedores
Obrigação
18.550,00
Energia Elétrica a Pagar
Obrigação
125,00
Clientes
Direito
13.025,00
Estoque de Mercadorias
Bem
15.500,00
Salários a Pagar
Obrigação
15.500,00
Maquinas
Bem
25.000,00
Softwares
Bem
95.000,00
Imóveis
Bem
260.000,00