ATPS ECONOMIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Economia
Sobral – CE
2013
1.Introdução
Visamos com esse trabalho de Economia desenvolver um estudo sobre a criação de gado de corte, engorda e abate. Analisando a região do Pontal do Paranapanema temos uma visão clara sobre o mercado pecuário desta região em relação ao estado de São Paulo. Mostrando como é o funcionamento da compra, engorda e venda de gado, realizaremos um estudo sobre os custos nesse processo, desde a compra da novilha até o seu abate. Podemos analisar que a pecuária no Brasil é um ramo estabilizado com tendência a crescimento e aprimoramento.
2.Desenvolvimento
O Brasil tem um rebanho de aproximadamente 193 milhões de cabeças de gado criadas em 220 milhões de hectares.” No Oeste Paulista, segundo o site do IBGE, a princípio boa parte da renda vinha da agronegócio, principalmente do plantio de hortelã, algodão e outros cereais. Com o passar do tempo a economia local se desenvolveu, tirando o foco do agronegócio e incluindo a pecuária em sua renda. Desde então a economia local tem sido impulsionada pela agropecuária, com destaque à criação de bovinos, que tornaram a região, um dos principais criadores de gado do país. Atualmente o Pontal do Paranapanema detém 14,39% do rebanho paulistano. No decorrer de sua história o Pontal se destacou pela criação de gado, tendo em seu território grandes criadores que sempre tiveram a preocupação de melhorar seus rebanhos.
Os produtores da região trabalham diretamente com a matéria prima, no caso o gado, vendendo estes para os frigoríficos de todo o pais. O frigorífico fica responsável pela distribuição do produto final no comércio, chegando este ao consumidor. A carne bovina é a mais consumida no país, e existe uma classificação:
Carne de primeira
Carne de segunda
Carne de terceira
A carne de primeira, citando alguns exemplos como, filé mignon,