atps democracia
Associativismo e democracia no Brasil Contemporâneo, as ONGs:
O movimento do associativismo por sua vez tem se expandido e contribuído de maneira muito significativa para o desenvolvimento da sociedade, as comunidades são refletidas por um comportamento social. Defende os interesses e opiniões de uma forma global, cabe aos cidadãos se responsabilizar e intervir de várias formas na vida social constituindo um meio importante para exercer a cidadania. Percebe-se o associativismo como uma liberdade de expressão e democracia, cooperação e respeito por um objetivo individual ou coletivo reforçando a participação dos cidadãos na sociedade.
Por meio de diferentes perspectivas teóricas existem muitos benefícios democráticos que envolvem as práticas associativas, defendendo assim os excluídos, o parecer pedagógico por meio da educação política promove relação de confiança e cooperação, devido a isso é fundamental um consenso sobre teoria democrática, acerca da concepção Tocquevilliana, dando ênfase a importância de uma vida associativa para a democracia. As associações contribuem para que se tenha um domínio democrático dando força aos mais fracos e menos favorecidos para lutarem contra as desigualdades que existem em nosso pais. Contudo é preciso ter certeza ao apontar qualquer vantagem, por meio da democracia, principalmente quando há somente especulação, pois elas podem provocar efeitos democráticos por razões opostas, uma mesma associação pode obter resultados diferentes, pois obedecem a vários interesses, ou seja, sempre visando o poder. Para se alcançar os objetivos é necessário identificar os recursos e as propostas em diferentes contextos, potencializando a democracia e as associações.
Com o propósito de designar diferentes entidades executoras de projetos humanitários ou de interesse público a “ONG” foi criada na década de 1940 formadas por igrejas, organizações ou o governo de vários países seus objetivos eram oferecer ajuda com o interesse em