Atps de
Etapa 2°, passo2.
A interpretação e o entendimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade, que deve ser conhecido para avaliar de forma correta as informações financeiras de uma empresa, pois tais sendo trabalhados de forma harmoniosa se tem um equilíbrio no orçamento para assim poder obter lucratividade.
Regime de competência.
O regime de competência é um princípio contábil, sendo necessário registrar qualquer alteração patrimonial que se tenha dentro de uma empresa, independente de sua natureza seja ela credora ou devedora, considerando seus fatos geradores, ou seja, fatos que dizem respeito ao patrimônio.
Permitindo que tais transações sejam registrado nos livros contábeis e apresentado nas demonstrações financeiras no período que os bens ou serviços foram entregues.
Sendo assim as demonstrações financeiras elaboradas pelo método de competência fornece informações, não somente das transações “entrada e saída de caixa”, mais sim as obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a receber no futuro, proporcionando informações passadas e outros eventos que são de grande relevância nas tomadas de decisões econômicas.
Sendo que as receitas e despesas devem ser apuradas no período em que ocorre indiferente do seu pagamento. As normas brasileiras de contabilidade elegem o regime de competência como a forma mais correta sendo utilizado no meio empresarial.
Regime de caixa.
O regime de caixa é uma forma simplificada de contabilidade, sendo aplicado nas microempresas ou nas entidades sem fins lucrativos, como por exemplo: igrejas, clubes etc.
Logo no regime de caixa a receita será considerada ganha no momento do seu recebimento, sendo assim, no momento em que entra dinheiro no caixa (encaixe). Já as despesas serão consideradas incorridas, ou seja, é registrado no momento do pagamento sendo na saída de dinheiro do caixa (desembolso).
Desse modo, o lucro será apurado