Atps de sistemas de banco de dados
Unidade São Paulo – Campo Limpo /// desculpe mas as imagens dos diagramas e modelos não são inseridas, problema com a pagina do site.
/// caso queira o trabalho completo willian_btk@hotmail.com, farei questão de envia-lo a ti.
Atividades práticas supervisionadas Sistemas de Banco de Dados Prof. * TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 3ª série
São Paulo – SP
ABRIL de 2013
ETAPA 1
Passo 1
Sistemas de gerenciamento de arquivos:
É de fácil implantação, pois por se tratar de um arquivo de texto, qualquer pessoa sem muito conhecimento consegue utiliza-lo, ele é feito de forma simples, como em uma planilha do Excel por exemplo, e por possuir acesso direto aos arquivos acaba sendo mais rápido. Por outro lado a interação desse tipo de arquivo com o sistema não é tão fácil, pois não se é possível identificar quem são as chaves primárias, não possui padronização, e sua segurança não é tão boa.
Sistema Gerenciador de Banco de Dados(SGBD):
Sua utilização é um pouco mais complexa em relação ao sistema de gerenciamento de arquivos, pois necessita de mais conhecimento para inserir os dados, possui fácil integração com o sistema, é mais organizado, possui varias opções de visualização dos dados, é mais eficiente, seguro e tolerante a falhas. Porém por se tratar de um sistema mais complexo de utilização, alguns processos são mais lentos comparado ao sistema de arquivos.
Passo 2
Modelo de Dados:
1.
É a primeira etapa de um projeto de banco de dados, seu objetivo é desenvolver um modelo que possua entidades e relacionamentos para representar as especificações das informações, são representados através de desenhos, tabelas ou textos.
A modelagem de dados auxilia na organização dos dados, demonstrando seus significados e suas aplicações, também estabelece a interação entre as necessidades dos usuários e o software que as atende. A modelagem de dados permite uma redução na complexidade do