Atps de química
Engenharia de Produção
Química
ATPS
ETAPA 1
Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias.
Essa atividade é importante para reconhecer a importância da indústria química de alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender a diferença entre substâncias simples e composta.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Acessar as informações sobre alumínio.
Sites sugeridos.
Passo 2 (Equipe)
Observar a imagem abaixo:
Passo 3 (Equipe)
Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Passo 4 (Equipe)
Escrever um texto justificativo (mínimo 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
Alumínio é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8% da crosta terrestre. Não foi descoberto anteriormente, pois o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza, ele é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.
As principais propriedades que fazem com que o alumínio e suas ligas sejam as opções mais econômicas e atraentes para uma grande variedade de aplicações são: aparência, leveza, resistência à corrosão, propriedades físicas, propriedades mecânicas, capacidade de conformação e reciclabilidade.
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. Sua densidade é aproximadamente de 1/3 do aço ou cobre.
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio