atps de quimica
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordamos os textos propostos pela ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), a fim de reconhecer a importancia da indústria química de aluminio, as formas de obtenção e seus principais produtos.
Nas estapas de abordagem de conhecimento do processo de obtenção do aluminio, identificamos as principais caracterísiticas físico-químicas assim como suas propriedades extensivas e intensivas.
Sob os aspectos do desenvolvimento sustentável e responsbilidade ambiental, identificamos a necessidade de enfatizar o compromisso de se ter uma gestão ambiental dentre as diversas etapas do processo industrial do alumínio.
RESUMO DOS TEXTOS LIDOS
Processo Industrial do Alumínio
O processo de obtenção do alumínio primário é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviando à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
A abordagem por processo é uma forma de contextualizar as ações da indústria do alumínio com foco em gestão ambiental, caracterizada pelo manejo eficiente dos recursos naturais e pela responsabilidade frente às futuras gerações futuras.
Nessa linha, a gestão ambiental do processo de mineração de bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da indústria do alumínio com o desenvolvimento sustentável.
Importância da indústria química de alumínio