Atps de quimica
Seu ponto de ebulição é superior ao dos demais ácidos halogenídricos, isto é, daqueles formados pela ligação do hidrogênio com um halogênio (elemento pertencente à família 17 ou VII A da Tabela Periódica). Isso se deve ao fato de que há entre suas moléculas a formação de fortes ligações de hidrogênio, que é o tipo de força intermolecular mais forte. As ligações de hidrogênio criam a seguinte estrutura:
Sua principal propriedade é a de ser um elemento altamente corrosivo; sendo, por esse motivo, usado em solução aquosa para corroer o vidro, fazendo gravações como a mostrada a seguir:
Por isso, em laboratórios, o ácido fluorídrico é guardado em frascos plásticos.
Esse ácido é produzido a partir da reação do ácido sulfúrico concentrado com o minério fluorita (CaF2), à temperatura de 250 ºC:
CaF2(s) + H2SO4(l) → CaSO4(s) + 2 HF(g)
De acordo com Arrhenius (1887), ácido é toda substância que em solução aquosa realiza a liberação única e exclusivamente de íons H+. Desta forma, segue os principais ácidos e suas aplicações:
-Ácido Fluorídrico (HF): É venenoso e possui concentração máxima permitida de 2 mg/m3 de ar. Possui peculiaridade de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como por exemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido. As suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e semi-forte (α =8,5%).
-Ácido Clorídrico (HCl): Foi descoberto no século XV e sua produção industrial se iniciou na Inglaterra. O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável e