ATPS DE HIRTORIA DA PSICOLOGIA

1605 palavras 7 páginas
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA- Behaviorismo,Gestalt,Psicanálise

Professora Claudete
São Bernardo do Campo – 2013

BEHAVIORISMO
O movimento Behaviorista foi fundado por John Watson. Para ele, a psicologia deveria ser a previsão e controle do comportamento. Sendo assim, a psicologia deveria ser utilizar a observação,com e sem o uso de instrumentos, também era importante a aplicação de métodos de testes, relato verbal e reflexo condicionado.
Watson realizou um importante estudo experimental realizado com um bebê de 11 meses, nele a criança foi condicionada a ter medo de ratos brancos, inicialmente a criança não tinha medo, porém ao mostrar a figura do rato juntamente com um enorme barulho atrás de sua cabeça, a criança foi condicionada a sentir medo. Para Watson o bebe quando nascia apresentava três reações: Medo (com a presença de ruídos), Afeto (com a presença de carinho) e Raiva (com ausência de movimento), sendo assim, figuras similares como coelho ou barba do papai Noel, também produziam um grande medo na criança. Sendo assim, Watson sugere que todos os medos e ansiedades do adulto, eram condicionados na infância, e não acredita na influência do inconsciente.
Um grande estudioso do movimento behaviorista foi Skinner, com ele surgiu o behaviorismo radical. Foi o primeiro a fazer experiências com ratos, deste modo ele afirmava que o behaviorismo não era um estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência que se preocupava com o objetivo e métodos da psicologia. Para ele existia o fenômeno da singularidade,ou seja, o ser humano é único e singular.
Cada pessoa está sujeita a certos tipos de estimulação, independente do ambiente que estão, recebem os mesmo estímulos, porém reagem de forma diferente, que seria:
Proprioceptiva: Que é como o individuo recebe os estímulos.
Interoceptiva: Que é como o individuo se sente ao receber os estímulos. Os conceitos de Watson

Relacionados