Atps De Fisica
Passo 1
Determinar a expressão para a corrente i (o fluxo das cargas elétricas associadas ao pó)em uma seção reta do cano. Calcular o valor de i para as condições da fábrica: raio do x 10-3 C/m3.
I = Q/∆t ∆t=d/v
∆t=(5x〖10〗^(-2))/2
∆t=2.5x〖10〗^(-2)s
I = ( 1.1 x 〖10〗^(-3))/(2.5x〖10〗^(-2) ) i =〖 4.4 x 10〗^(-2) A
Passo 2
Determinar a taxa (potência) com a qual a energia pode ter sido transferida do pó parauma centelha quando o pó deixou o cano. Considerar que quando o pó saiu do cano e entrou no silo, o potencial elétrico do pó mudou e o valor absoluto dessa variação foi pelo menos igual a diferença de potencial calculada no passo 2 na etapa 2.
P= U.i→P=-1,55.105 . 1,7.10-5=2,64W
Passo 3
Calcular a energia transferida para a centelha se uma centelha ocorreu no momento emque o pó deixou o tubo e durou 0,20 s (uma estimativa razoável).
E=P. ∆t →2,64 . 0,20=0,53 J
ETAPA 4
Passo 1
“A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensascorrentes elétricas que circulam em seu interior”.O campo magnético terrestre impede que diversas partículas de radiações cheguem à superfície da Terra.Sabemos que o Sol é a estrela do nosso sistema solar, sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essasradiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.
A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.O primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um ímã gigante foi o cientistaWillian Gilbert. Uma simples experiência pode comprovar esse comportamento da Terra. Tal experiência consistiu na colocação de um ímã suspenso livremente pelo seu