atps de eletronica
Elaborar uma pesquisa envolvendo o princípio de operação e polarização dos Amplificadores Operacionais para que operem como:
1 Circuito Comparador sem Histerese.
2 Circuito Comparador com Histerese
Comparador com Histerese
O detector de passagem por zero, ou comparador simples, mostrado no início deste capítulo, pode oscilar quando o sinal está próximo do nível de comparação. Isto ocorre porque o ruído adicionado ao sinal faz com que o comparador seja acionado várias vezes.
Para evitar este tipo de problema foram criados os circuitos comparadores com histerese. A histerese nada mais é do que a mudança automática do nível de comparação logo após uma comparação bem sucedida. Ela cria uma região ao redor do ponto de comparação, onde o ruído existente sobre o sinal não consegue afetar a saída do comparador. Na verdade são criados dois níveis de comparação modificados comutados entre si automaticamente para que o ruído não interfira na comparação. Quando o nível mais baixo do limiar de comparação está ativo o nível mais alto esta desligado. Se um sinal vencer este nível mais baixo de comparação, então o nível de comparação é modificado para o nível mais alto. Normalmente este comportamento de histerese é mostrado com um gráfico que relaciona tensão de saída com tensão de entrada do comparador, como o gráfico da Figura 13.14.
O detector de passagem por zero, agora imune a ruído, fornece informação de com uma pequena defasagem com relação ao sinal real, mas com muito menos problemas de ruído. A Figura mostra o circuito de um comparador com histerese cujo comportamento pode ser visto na Figura.
Comparador com histerese.
Comparador sem histerese
Determinados circuitos podem ser utilizados para fazer a comparação entre dois sinais, sendo um deles o sinal de referência. Destes circuitos, os de construção mais simples são os comparadores sem histerese, compostos por amplificadores operacionais tanto na configuração inversora quanto na não inversora. Na