atps de economia
Atualmente a maioria dos empresários está mudando sua estratégia empresarial, e em um terço deles descrevem essas mudanças como fundamentais. Esses dados refletem o atual ambiente de negócios em constante transformação. Definir estratégias e objetivos, elaborar e avaliar iniciativas e identificar alternativas para solucionar problemas que podem interferir na execução de um negócio ajudará executivos a fazerem as escolhas certas para alcançar o crescimento almejado.
Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae – SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completarem cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiência no processo de gestão empresarial. Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria tanto no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.
A forte expansão da economia brasileira está criando oportunidades para empresas que tenham pessoal preparado para enfrentar um mercado agressivo e tenham implantado modelos modernos de gestão e tomada de decisões.
Historicamente foi a partir da década de 1980 que a consultoria empresarial ganhou destaque com a intensificação da globalização, quando a tecnologia de informática se associava com a tecnologia de informações, diminuindo barreiras comerciais e interligando aceleradamente os mercados internacionais. Nesse sentido, aumentou-se a demanda por serviços de consultoria para as empresas responderem com agilidade às mudanças do contexto global. E nos anos de 1990, com a abertura comercial ocorrida no plano Collor colocou o Brasil em contato com o mundo global, fazendo com que até os dias atuais e futuros as empresas busquem o aperfeiçoamento, criando campos ainda mais propícios para as atividades de consultoria.
A consultoria