ATPS de Direito Empresarial e Tributário
Tutor à Distância:
Unidade de Ensino: Fac 04
Curso: Administração Disciplina: Direito Direito Empresarial e Tributário
Nome: Rosimeire Porto Vieira RA: 5399768712
Nome: Michelle Caroline de S. Cantero RA: 1299190494
9 - 9416 - 6752
Campinas, 23 de novembro de 2013
ETAPA 1
Tudo que é necessário para a sociedade sobreviver, desfrutar e se desenvolver, falando materialmente, são produzidos por organizações especializadas e negociados no mercado. Os participantes dessas organizações, os empresários, visam com a produção, lucros e riquezas.
A atividade dos empresários se divide em capital, mão de obra, insumo (máquinas, matéria-prima, etc.) e tecnologia, necessárias para produção de bens e serviços.
O ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens e serviço é denominado Direito comercial, estuda para superar os conflitos envolvendo os empresários e os relacionados à empresa.
O estudo das práticas comerciais é necessário, pois desde os primórdios existe o comércio ainda em uma escala inicial baseado no dia a dia. Com isso se estuda o seu desenvolvimento.
Antigamente roupas e viveres eram produzidos em casa e as sobras eram trocadas com os vizinhos e praça; Na Roma antiga a produção de roupas, vestes, vinhos e utensílios não se limitavam a família, também incluía os escravos. Os fenícios se destacavam por manter essa atividade constante e em várias regiões e entre outros povos, estimulando a produção e o pensamento de lucro.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foram-os-fenicios
http://www.slideshare.net/pcnoel/imagens-fenicia
Na idade média o comércio deixou de ser uma atividade de um povo e se difundiu por todo o mundo. Na Europa, na época do Renascimento, artesãos e comerciantes se reuniam em corporação de ofício, se iniciou a autonomia e o surgimento de normas para disciplinar seus filiados e conflitos. Na era