atps de desenvolvimento economico
FACULDADES ANHANGUERA – RIO CLARO SP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DANIELLE GONÇALVES SANTOS R.A: 3839700480
EDILENE DA SILVA BARBOSA R.A: 3839720774
HORTÊNCIA MARIA DA SILVA R.A: 4945930964
TATIANE DE CÁSSIA DOS SANTOS R.A:4300072952
Tutora á distancia: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Tutora Presencial: Juliene P. Antonio
RIO CLARO
2014
“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” ―Paulo Freire.
Apresentação: O nosso objetivo com esse trabalho será de identificar e analisar os índices para melhor entender os possíveis caminhos para a realização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social.
Introdução:É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.
Mesmo após dois séculos de alto crescimento econômico no mundo, existem profundas desigualdades sociais e de renda entre os países e não há perspectivas de acabar com elas no curto prazo, embora existam iniciativas para isto, como os programas governamentais de distribuição de renda.
Etapa 1
As ideias envolvidas no debate entre os sociólogos brasileiros – Ruy Mauro Marini e Fernando Henrique Cardoso – durante os anos de 1972 e 1979 em torno das possibilidades de desenvolvimento capitalista em uma condição de dependência. Trabalhando com os textos escritos pelos autores neste período a partir da publicação da “Dialética da Dependência” de Marini, pudemos notar que ambos lançam-se