Atps de Circuitos El tricos
Lei de Ohm Definiçao:A lei de Ohm tem esse nome devido ao fisco que descobriu ela . Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:
V = R.i
• V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V);
• i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A);
• R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω).
A lei de ohm não se aplica a todos os resistores, pois depende do material que o resistor e feito,quando ela e obedecida o resistor e tido como resitor linear ou ohmico .O condutor que obedece essa lei tera sempre o mesmo valor da resistencia não importando o valor da sua voltagem e o condutor que não obedece a essa lei tera valores de resistencia diferentes para cada valor de voltagem aplicado sobre ele.
Fontes de Corrente
Antes de falarmos sobre fontes de corrente vamos definir o que e a corrente eletrica .A corrente eletrica e o movimento de cargas eletricas que passam pelo condutor em determinado tempo. Uma fonte de corrente pode ser representada pelo seguinte esquema eletrico:
O símbolo para representar uma fonte de corrente, é:
não existindo símbolos específicos para representar uma fonte de corrente contínua (DC) ou alternada (AC)
A equação que caracteriza uma fonte de corrente é:
• uma fonte de corrente não pode ser deixada em circuito aberto, pois isso corresponderia a anular a corrente que ela fornece; deve sempre existir um caminho para que a corrente se feche; enquanto a fonte impõe , o circuito aberto impõe duas fontes de corrente só podem ser ligadas